segunda-feira, agosto 22, 2005

A vida é o que há de mais importante

A base de toda comunidade é o valor da vida humana. Se prezamos nossa vida, então temos um consenso de que ela deve ser preservada. Mas isso não quer dizer que deixemos de ter controle sobre nossa própria vida, sendo isso um direito, podemos muito bem nos abdicar dele. Mas não temos controle algum sobre a vida de outra pessoa.

É de vontade geral que ninguém tenha o direito de tirar a vida alheia, e podemos ir mais longe, dizendo que ninguém tem direito de ultrapassar nosso espaço individual para tocar em nosso corpo. Ou seja, é de vontade geral que sejamos fisicamente invulneráveis à vontade alheia, a não ser é claro, que ser tocado seja de nossa vontade.

Não podemos colocar leis “naturais” maiores que essa pois estaríamos infligindo o maior bem que temos, que é a liberdade. Portanto é importante que tenhamos essa lei apenas para que fique protegido nosso instrumento que gera as possibilidades materiais (o corpo). Tendo protegido o corpo, então estamos livres para qualquer outra coisa. Posso andar nu ou me vestir, só não podem me obrigar a algum dos dois.

3 comentários:

Darwin disse...

Cara vc começou do princípio mesmo, vc deve ser fera em matemática.
Comentando o post, as vezes eu vejo a vida da seguinte maneira:
O universo seria simplesmente matéria, nada mais, e a alma do universo seria o reflexo da sua forma física, a maneira como a matéria está distribuida dentro do espaço. O ser humano e todas as outras formas de vida seriam nada mais do que porções de materia capazes de mover matéria. A única mágica seria o fato de o ser humano mover a matéria sem nenhum padrão, previsão ou explicação(as grandes pirâmides são um bom exemplo).

Trunkael disse...

Sei não Darwin, já é provado cientificamente que não existe apenas matéria, existe também a energia, e através da energia que a matéria pode "controlar" a matéria. Sendo assim a vida seria uma forma de energia que não só movimenta um recipiente (o corpo) como só pode existir a partir deste.
Mas a questão primeira não é 'o que é a vida?', mas sim o valor dela.
Obrigado pelo comentário.

Darwin disse...

Protágoras, o que é energia?
Ah, sim, o valor da vida. Bom, posso dizer com sinceridade que, para mim, a vida não tem um valor maior do que um ideal. O que quero dizer é que arriscaria minha integridade física para defender aquilo em que acredito, o díficil é acreditar em alguma coisa. Acho que a vida nesse mundo é muito frágil, uma bala perdida e uma vida acabada. Sobre a lei de que você falou, acredito que se um dia o ser humano fosse capaz de coloca-la acima de suas emoções, a raça humana acabaria em suicídios, viver perderia a graça.