terça-feira, agosto 02, 2005

Coisas Feias e Sujas

Mas o que posso dizer, o Relativismo pode parecer perfeito (e creio que realmente o é), no entanto é feio e sujo. Veja bem, podemos racionalizar qualquer coisa, dar valor a coisas pequenas ou cuspir na cara de Deus, podemos amar incondicionalmente ou ser totalmente indiferente. Qualquer grão de areia pode legitimar nossas atitudes. Não há problema nenhum em bater em uma mulher grávida até a morte.
Isso tudo o relativismo pode legitimar (mas não pensem que isso é algo muito ruim, pois a biblia pode legitimar quase o mesmo tanto de perversidades que podemos imaginar), e por isso ele nunca é levado a cabo se não estabelecermos que não podemos subjulgar a tal ética.
Mas que seria a ética dentro do relativismo?
Digamos que gostamos de nossa vida, e que ela é nosso maior bem, está ai uma boa verdade para começar a falar de ética: Nossa vida deve ser preservada. A partir dessa primeira verdade vamos chegar a conclusão que para preservar a própria vida não podemos ameaçar a vida alheia. E para isso chegamos a um acordo mutuo de proteção. Somos livres até o ponto em que não colocamos em risco a vida de outra pessoa (podemos colocar a nossa vida em risco se quisermos, não há problema).
Então temos uma verdade absoluta, agora, comecemos a falar sobre ética.

Nenhum comentário: